[Tutorial Geral] Zonas de Ameaça

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial Geral] Zonas de Ameaça

Mensagem por Admin em Qua Mar 03, 2010 6:09 am

[Tutorial Geral] Zonas de Ameaça



tutorial feito por Daniel da Comunidade League of Legends - Brasil no Orkut



Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Fiquei motivado a escrever esse tutorial porque nos meus últimos 4 jogos, tive aliados que pareciam não ter a mínima noção da importância das zonas de ameaça. Na verdade, o nome "zona de ameaça" é algo muito rebuscado para um conceito bem simples, que a maioria dos jogadores deveriam saber de forma intuitiva.

O que é uma zona de ameaça? Basicamente, é a área onde um champion inimigo pode ser capaz de atacar você. Obviamente, essa área tem relação com quatro fatores básicos:

1) O alcance do ataque básico do inimigo.
2) O alcance das skills/magias do inimigo.
3) A existência de bushes (mato) ao seu redor.
4) O alcance de sua visão até onde não há neblina (fog of war).

Imagine que a zona de ameaça é um grande círculo ao redor dos seus inimigos, tipo aquele que aparece quando você ativa alguma skill que tem um determinado alcance. Esse alcance é a sua zona, é até onde você pode atacar seus adversários. Falar da sua própria zona de ameaça é bobagem, afinal se você tem noções básicas sobre seu champion, você vai saber até onde ele pode atacar.

O problema é que muitos parecem não ter noção da importância do alcance dessa zona quando estão enfrentando inimigos. Eu acho que ao menos 50% das vezes que eu vejo alguém morrer jogando LoL, foi alguém que não prestou atenção na possível zona onde ele poderia ser atacado. E essa foi uma morte besta, que poderia ser evitada. A primeira coisa que nós temos que ter sempre em mente, são os quatro fatores listados acima.

Você precisa saber o alcance do ataque dos seus inimigos (todos os chapions, mesmo os que você não usa), e também precisa saber o alcance das magias dele (idem). Pegue a maior área dessas duas, e considere que essa é, efetivamente, a zona do seu adversário. Significa que se você entrar nessa área, você provavelmente vai receber dano, stun, ou qualquer outro efeito. Mas até aqui, a maioria dos jogadores até sabem.

O problema é que grande parte dos jogadores só se preocupam com a zona de ameaça visível, e ignoram completamente as zonas que existem por causa da neblina (fog of war) e dos bushes (grama). Isso não é um problema quando todos os seus inimigos estão visíveis, mas se um deles - mesmo o de sua lane - não está mais no seu ângulo de visão, então você precisa levar isso em consideração.

Por exemplo, imagine que você está em uma lane enfrentando um Twisted Fate e um Rammus. De repente, você não vê mais o Fate. O que isso significa? Significa que aquele círculo que existia ao redor dele, existe ao redor de *todas* as bushes ao seu redor, assim como existe em *todo* lugar que você não esteja enxergando. É uma área enorme onde você pode ser aringido e, pior, sem poder revidar inicialmente.

O que acontece? Você (ou seu aliado sem noção) avança para essa área, e recebe um Stun do "Pick a Card", seguido por um ataque. Rammus, que sabia disso, vem correndo e usa o Charm em você. Resultado óbvio disso? Você morre. 80% das mortes que acontecem nos primeiros 5 minutos de jogo são resultado disso - você ou seu aliado entraram na zona de ameaça dos inimigos e foram ownados.

----

Então o que fazer? É óbvio. Você tem que (a) sempre levar em consideração a zona de ameaça dos seus adversários, evitando ao máximo entrar na área onde você pode ser atacado; (b) se esconder para aumentar sua zona de ameaça, fazendo os inimigos recuarem e controlar sua lane; (c) quando necessário, comprar wards ou outros itens que irão te proteger de ser presionado por zonas de ameaça que você não pode julgar.

Não é um conceito complicado, é bem simples na verdade. O mais difícil é ver gente que põe isso em prática. Jogadores que levam isso em consideração dificilmente são pegos de surpresa. Não adianta avançar de forma cega, até porque ser pego por um ataque repentinamente é grande parte do motivo de alguém ser derrotado em um combate.

Admin
Administrador
Administrador

Mensagens : 116
Data de inscrição : 03/03/2010

Ver perfil do usuário http://lol-portugal.forumeiros.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum